O PROJETO

O Projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo) presta assistência, por meio de programas de formação e inclusão social, a jovens adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana. O trabalho tem como foco a formação da cidadania desses jovens por meio de atividades educacionais, culturais e esportivas que visem resgatar sua auto-estima e permitir que eles disseminem uma cultura de paz em suas comunidades.

As atividades iniciaram em abril de 2011, no bairro Santo Afonso, localizado na cidade de Novo Hamburgo, estado do Rio Grande do Sul.

Atualmente o projeto atende cerca de 120 jovens, com idades entre15 e 24 anos, agrupados em 8 turmas, sendo 4 no turno da manhã e 4 no turno da tarde.

Para o processo seletivo dos jovens foram considerados os seguintes critérios:
- possuir idade entre 15 e 24 anos
- ser domiciliado no território de paz
- estar em cumprimento de penas alternativas, egressos de atendimento sócio-educativo ou ainda que conviva com familiares expostos à violências.

A identificação dos jovens foi realizada pelo Mulheres da Paz, Centro Especializado da Assistência Social – CREAS, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Conselho Tutelar; Promotoria da Infância e Juventude, escolas públicas do Território de Paz, equipe multidisciplinar do Protejo e entidades assistenciais

Os jovens recebem uma bolsa no valor de R$ 100 por mês, mediante comprovação de assiduidade e do comprometimento com as atividades estabelecidas no âmbito do projeto.

O projeto será desenvolvido em 2 ciclos: o primeiro de 6 meses e o segundo de 5 meses, totalizando 840 horas em 11 meses.

Oficinas:
- Oficina de Informática
- Oficina de Comunicação
- Oficina de Grafite
- Oficina de Atividades Esportivas
- Oficina de Prática Cidadã

Atividades complementares:
- Acompanhamento psicoterapêutico da equipe multidisciplinar
- Reunião pedagógica e gerenciamento de crise
- Desenvolvimento de projetos locais
- Atividades culturais e artísticas
- Encontros de capacitação

Os profissionais trabalham no sentido de evitar ao máximo o desligamento ou evasão dos adolescentes e jovens, despendendo todos os esforços possíveis para a permanência dos jovens no PROTEJO.


Vídeo institucional do Protejo em âmbito nacional


Vídeo sobre a abertura das inscrições para o Protejo de Novo Hamburgo